
1ª Igreja do Evangelho
Quadrangular de Goiânia


Rev. João Antônio e Prª Mª Aparecida

PALAVRA DO PASTOR
O DESEJO DE DEUS DE DAR; É DEPENDENTE AO DESEJO DO HOMEM DE RECEBER
''Dar-te-ei as chaves do Reino dos céus ; o que ligares na terra terá sido ligado nos céus; e o que desligares na terra terá sido desligado nos céus'' Mateus 16:19
Nada deixará os céus até que algo deixe a terra. O problema não está no fluxo, e sim se há recipientes.
''Cheias as vasilhas, disse ela a um dos seus filhos: chega-me, aqui , mais uma vasilha. Mas ele respondeu: Não há mais vasilha nenhuma. E o azeite parou''. II Reis 4:6
O óleo de Deus nunca acaba, ele para. Deus sempre está pronto, o número de recipientes disponíveis é que determina o tamanho daquilo que vem dos céus, ou seja, o tamanho do espaço que eu abrir no meu ser, é o tamanho de Deus que terei em mim.
''Ora pois , trazei-me um tangedor. Quando o tangedor tocava, veio poder de Deus sobre Elizeu. Este disse ao senhor: Assim diz o Senhor: Fazei , neste vale, covas e covas. Porque assim diz o Senhor: não sentireis vento, nem vereis chuva; todavia , este vale se encherá de tanta água, que bebereis vós, e o vosso gado, e os vossos animais''. II Reis 3: 15-17
Em II Reis, contem um acontecimento extraordinário, nos versículos 15, 16,17, quando o profeta Elizeu manda que os soldados abram covas e covas no deserto, profetizando diz:'' que viria água não de chuvas nem de orvalho, mas de um Milagre'', muitos abriram covas grandes, outros covas pequenas, e quando a água do milagre veio, encheu exatamente cada cova do tamanho que tinham feito, quem fez uma cova pequena, teve pouca água, quem fez uma cova grande, teve muita água.
Assim é conosco, quem tem lugar grande para o Eterno, tem muito do Eterno, quem tem pequeno lugar para o Eterno, tem pouco do Eterno. Penso que muitos soldados não levaram a sério a visão do milagre fazendo covas pequenas, outros ignoraram o mandado do Profeta e nem covas fizeram, de repente veio a água do Milagre e encheu as covas abertas, e quem não tinha aberto uma, certamente se arrependeu, mas já havia perdido a oportunidade.
É assim que acontece com muita gente hoje na Igreja, as águas de Deus passam e ninguém percebe, pois estão fechados ou cheios de si mesmos, que não há lugar para Deus. Depois dizem: ''o culto não foi bom, não recebi nada''.
''Dai e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida e transbordante, generosamente vos darão; por que com a medida com que tiverdes medido vos medirão também''. Lucas 6:38
Em São Lucas 6:38 diz: ''com a medida que tiverdes medido, vos medirão de volta''. Deus nunca dispensará a nossa parte no milagre, o milagre é uma junção do Divino com o humano, do infinito com infinito. As necessidades por si só, não atraem o suprimento, caso fosse assim não haveria nenhum nescessitado na terra. O Eterno não responde a necessidade, mas responde o crer ou a fé do necessitado, por causa do livre arbítrio que Ele colocou no homem, como juiz de escolhas.
A vida é um presente de Deus, mas a saúde da vida é uma recompensa por escolhermos o que é bom, a vontade de Deus é que todos tenha uma vida saudável, mas Ele não pode interferir nas nossas escolhas, mesmo sabendo que vamos quebrar a cara, Ele não pode interferir, Ele sofre conosco.
Se buscarmos, Ele nos cura depois, mas não pode quebrar sua palavra.
Você pode estar me perguntando, mas Deus não faz nada? Mesmo sabendo que vou dar mal? Se você ler as escrituras Sagradas, irá perceber quantos avisos Ele já nos deu, e ainda fala constantemente conosco , mas estamos tão cheios de nossos conceitos próprios que sempre teimamos com Deus. Herdamos isto de nossos pais Adão e Eva.
Já tive que fazer funerais de jovens de 18 anos de idade que morreram de acidentes drásticos , e ali ao redor do caixão pude ouvir muitas mães com o coração partido dizerem, Deus não podia ter feito isso comigo, mas ao investigar a causa daquela morte, descobrimos que o jovem por excesso de bebidas alcoolicas , saiu em sua moto em alta velocidade chocando com outro veículo, vindo a óbito.
Será que Deus queria que este jovem morresse tão nnovo? Absolutamente que não, pois nas escrituras há uma promessa em que teremos vida longa, e estratemos para o descanso Eterno, em ditosa velhice, então podemos concluir que este jovem escolheu jogar fora o presente de Deus, SUA VIDA, esta morte não foi da vontade de Deus, foi escolha do jovem. Duro isso não é? Mas é uma verdade.
''Estas são as origens dos céus e da terra, quando foram criados; no dia em que o Senhor Deus fez a terra e os céus, E toda a planta do campo que ainda não estava na terra, e toda a erva do campo que ainda não brotava; porque ainda o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para lavrar a terra''. Gênesis 2:4-5
Esta quesão do desejo de Deus de dar. ser dependente do desejo do homem de receber, é tão sério que em Gênesis 2:4 e 5 '' não havia ainda nenhuma planta no campo na terra; pois ainda nenhuma erva do campo havia brotado; por que o Senhor Deus não fizera chover sobre a terra,e também não havia homem para lavrar o solo'' Segundo comentaristas da Torá, Deus tinha tudo pronto para derramar sua chuva e fazer brotar da terra todas as árvores, mas aguardou a chegada do homem para consumar.
E Alguns dos rabinos comentam que lavrar, ali também é orar, então se isso estiver certo, Deus aguardava o desejo do homem de receber para acionar o seu desejo de dar. Cremos que tudo o quanto necessitamos está pronto pelas poderosas mãos de Deus, só aguardando o desejo do nosso coração com fé, para receber.
''agrada-te do Senhor, e ele satisfará os desejos do teu coração. Salmo 37:4
Lembro-me da pergunta de Jesus para o cego Batimeu: ''o que queres que eu te faça?''. Será que o Senhor não sabia que ele era cego? É obivio que sim, mas o Mestre queria arrancar dele o seu querer, seu desejo, sua escolha, e o cego disse: '' eu quero ver'' e disse Jesus : ''então veja''.
Falamos ainda a pouco sobre o texto de II Reis, o milagre da multiplicação do azeite na casa da viúva, onde diz: '' e o azeite parou'', parou por que? Parou por não haver mais recipientes, vasilhames. Você já pensou se esta viúva soubesse disso e tivesse arrumado mais um montão de vasilhas, quanto óleo ela teria em sua casa?
Isto nos mostra mais uma vez que o tanto de DEus que eu terei está em quanto eu me abrir e me esvaziar de mim mesmo, para me encher daquilo que vem D'Ele.